A
idéia de incentivar o uso de filmes de curta metragem brasileiros como
material de apoio pedagógico em salas de aula já existia desde o início
do projeto Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002.
Em
março de 2006, através da ativação do módulo Curta na Escola, passamos a
oferecer indicações de uso pedagógico para boa parte do acervo de
centenas de filmes cuja exibição na íntegra é disponibilizada através do
site.
Pedagogos especializados passaram a contribuir com sugestões - planos de aula
sobre como utilizar cada filme indicado na abordagem de variadas
disciplinas e temas transversais, em todos os níveis de ensino.
A
adesão imediata de um grande número de professores, baixando os planos e
elogiando o serviço, motivou o desenvolvimento do Projeto Curta Na
Escola, que reúne neste website um conjunto de ferramentas interativas
integralmente dedicadas a promover o uso dos curtas-metragens
brasileiros na educação.
Aqui,
professores cadastrados compartilham suas vivências em torno da
utilização dos curtas em sala de aula através de comentários aos filmes,
discussões no fórum e, principalmente, do envio de relatos de suas
experiências com a exibição de filmes aos alunos. Tais relatos integram
um grande banco de experiências educacionais, permanentemente aberto
para consultas por todos.
O
projeto é aberto a professores de todo o Brasil, e tem por objetivo
constituir uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da
construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos
curtas-metragens brasileiros em escolas de todo o país.
Proposta Pedagógica
O curta-metragem brasileiro apresenta diferenciais educacionais importantes, quando comparado a outros conteúdos:
Este
tipo de conteúdo, por ser produzido no Brasil e por realizadores
brasileiros, representa nossa sociedade e a nossa cultura;
A qualidade da produção brasileira de filmes neste formato é reconhecida em todo o mundo por sua excelência;
Sua
curta duração, geralmente próxima a 15 minutos, faz do curta-metragem o
formato ideal para utilização em sala de aula, permitindo que os filmes
sejam aplicados como “porta de entrada” de um assunto, fonte adicional
de informação, motivação para debater um tema ou para “coroar” o final
de um projeto.
O
potencial do uso do audiovisual na educação, em geral, não é novidade,
mas as formas de sua implementação prática vêm evoluindo bastante,
indicando caminhos mais elaborados para se lograr sucesso.
"Trabalhar
com recursos audiovisuais nas diversas áreas do conhecimento tornou-se
uma imposição dos tempos atuais. As possibilidades de uso do cinema na
escola são inúmeras, já que ocorrem muitas conexões com Literatura,
História, Artes e Temas Transversais. Não é novidade que podemos falar
das possibilidades de uso de filmes em qualquer contexto
educacional. (...) mas apresentar um filme como forma de ilustrar um
conteúdo de forma tradicional pode se mostrar tão ineficaz quanto a
adoção de alguns livros didáticos. (...) Essa é uma questão urgente que
exige criatividade, ousadia, experimentação, o que, normalmente, nos
deixa inseguros. Como todas as ações em Educação, um trabalho de troca e
reflexão entre educadores promove a ampliação das possibilidades
didáticas de uso das obras."
Eliane Cândida Pereira
Formadora de educadores na rede de ensino de S. Bernardo do Campo, SP
Formadora de educadores na rede de ensino de S. Bernardo do Campo, SP
Por
isso a criação de um serviço de Internet destinado à construção
colaborativa de conteúdos pedagógicos em torno do uso das obras com
potencial de uso pedagógico é fundamental:
"Mas, afinal, qual a diferença entre criar redes e fazer sites na internet?
Construir comunidades virtuais e mantê-las ativas, dinâmicas e vivas não é trivial. É um desafio muito mais complexo do que fazer sites bonitos ou cheios de conteúdo. A diferença está no uso de tecnologias que ajudam as pessoas a se comunicar para produzir conhecimento cooperativamente."
Construir comunidades virtuais e mantê-las ativas, dinâmicas e vivas não é trivial. É um desafio muito mais complexo do que fazer sites bonitos ou cheios de conteúdo. A diferença está no uso de tecnologias que ajudam as pessoas a se comunicar para produzir conhecimento cooperativamente."
Gilson Schwartz
Idealizador da Cidade do Conhecimento, USP
Idealizador da Cidade do Conhecimento, USP
Com essa intenção, nasceu o projeto Curta na Escola e seu desdobramento, a Coleção Curta na Escola,
promovendo a interação, o debate, o registro e a construção contínua e
colaborativa de conhecimento sobre a utilização dos curtas-metragens
brasileiros na educação.
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